Intensificadas ações de combate à dengue em Ilhéus

Ações tentam conter o alto índice de infestação na cidade
Secom/Gidelzo Silva

Devido ao aumento de casos de dengue, como verificado pelo Ministério da Saúde, o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus amplia as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor também da Febre Chikungunya. Para isso, explica o secretário Antônio Ocké, na semana passada foi criada uma equipe de denúncia e outra de borrifação, com a finalidade de visitar as residências que forem denunciadas pela população como prováveis locais de proliferação desses mosquitos. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (73) 8881-4586.

Na Estância Hidromineral de Olivença, zona sul, devido ao aumento de casos notificados no início deste mês, foram direcionadas duas equipes, sendo uma destinada a promover visitas domiciliares durante todo o dia e outra com a finalidade de mobilizar para a prevenção e controle da dengue, com trabalho de informação. Cartazes foram afixados, além de distribuídos panfletos.

Além disso, continua Antônio Ocké, a equipe de Ponto Estratégico também realiza visitas quinzenais em locais com depósitos de água propícios para a desova da fêmea do Aedes Aegypti, ou, especialmente, que são vulneráveis a introdução do vetor. Entre esses locais, nos que mais ocorrem em: cemitérios, borracharias, fábricas, ferros-velhos, locais de depósitos de sucatas, garagens de ônibus e outros locais de grande porte.

PA da Dengue - Ainda com o propósito de ampliar as ações voltadas ao combate da Dengue e Febre Chikungunya, já funciona em Ilhéus o Pronto Atendimento (PA), exclusivo para atender aos casos suspeitos, como quem apresentar sintomas de febre, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, entre outros. O Pronto Atendimento da Dengue fica localizado no Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMAE), na rua Major Homem Del Rey, nº 100, próximo ao Hospital São Jorge, no Bairro Cidade Nova, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.